sábado, 5 de março de 2016

PROF. DOUTOR RUY DE ALBUQUERQUE - NUM JANTAR DE AMIGOS

Pode parecer estranho que este primeiro social do Blog MARIONELíssimA apresente um jantar de amigos em casa de Marionela de Gusmão. O Prof. Doutor Ruy de Albuquerque (1933-2007) era um catedrático por quem a directora da Moda & Moda e deste Blog tinha uma profunda admiração, pois os seus conhecimentos ultrapassavam, em muito, o Direito. O meu amigo Ruy, foi Mestre e Doutor em Direito na Faculdade de Lisboa e Professor Catedrático na mesma Universidade.

Por volta de 1985, o meu amigo Ruy e conde de Lagos, um senhor como há muito poucos, começou a chamar-me Marionelíssima. Certo dia, disse-me: “eu percebo a intenção do título MODA & MODA”. A repetição da palavra significa que há muito mais sobre o que se espera. Mas, eu preferia que o título da revista fosse “Marionelíssima”. Registei a ideia.

Entretanto, quando um grupo de banqueiros espanhóis, tiveram um almoço comigo, agendado pelo meu querido amigo Ruy, assistindo, por isso, à minha recusa em ir para Espanha fazer a revista Moda & Moda, exclamou: é mesmo Marionelíssima. Não fui pelo facto de ter medo do desafio, mas porque tinha empresas deixadas pelo marido a que não quis virar as costas. Fui e sou amiga da sua viúva, a mulher que ele amava e por quem tudo fazia, a bonita e sempre elegante Gabriela de Albuquerque.

Senti que nesta fase, de mais um novo passo na minha carreira, deveria prestar-lhe esta pequena homenagem, já que a minha gratidão é eterna. Foi sempre um bom amigo.

Actualmente faço menos jantares por duas grandes razões: a primeira, por  falta de tempo; a segunda, porque muitos amigos que eu adorava já partiram. Que falta me faz conversar com o meu amigo Ruy sobre Paleografia e Epigrafia…


Homem completo em sabedoria, participou na elaboração de várias leis, foi autor de numerosos trabalhos que vão dos Estudos do Direito Romano à Poesia. Pela sua grande paixão pelas Artes Decorativas, que tínhamos em comum, na minha memória, será sempre o meu grande e bom amigo Ruyzíssimo. Até sempre!

Prof. Doutor Ruy de Albuquerque


Dona Gabriela de Albuquerque e Dona Manuela Morales    

Pintora e poetisa Ana Maria Botelho 

Simonetta Luz Afonso e Luís Morales, divertidos como sempre    

D. Ruy Pereira Continho e Natália Correia Guedes

Dona Luísa Pereira Coutinho, uma fabulosa neta da 
tia Madalena de Martel Patrício, personagem das Letras 
que caíu num incompreensível esquecimento.

Maria da Conceição de Moura Borges que assina as suas 
obras de joalharia de autor com o nome: KUKAS

Luís Morales e a anfitriã Marionela de Gusmão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.