segunda-feira, 10 de abril de 2017

LAÇADAS

 Philosophy

Delpozo

Coach

Coach

Alexandre Vauthier

Alexandre Vauthier

Armani


LAÇADAS
UM PORMENOR DE MODA


As laçadas de duas pontas, resultantes de um único nó, sem laço, constituem uma novidade na moda da actual temporada.
O nó (do latim nodu) pode ser visto aqui, como uma laçada  apertada, que em regra geral é feita com tecido, pelica, peles de répteis, corda, fita…
Que importância tem o nó de um laço ou de uma laçada? É o que vos mostramos, através de obras de costureiros, artesãos de um mundo novo, que têm vindo a tornar a moda no fenómeno cultural de maior difusão, apesar de ser o mais efémero.  
Usando os mais diversos materiais, a moda das laçadas é feita de nós com pontas simples, podendo ser entendida de várias maneiras, isto se quisermos ler o seu simbolismo e valor alegórico.
Estamos a recordar o grande costureiro Yves Saint Laurent, que habitava grande parte do seu tempo em Marraquexe (Marrocos), e conhecia o significado dos nós e como eles protegiam das más influências, não tendo, todavia, a coragem de se livrar do homem que o dominou. Para nós, Yves Saint Laurent pertence às melhores memórias do nosso passado. Se, ao menos a Loulou de la Falaise fosse viva! Mas essa grande senhora da moda e do estilo, com a nobreza a saltar-lhe dos poros, morreu de uma doença fatal. Saudades dos dois!
Outros mestres da costura, infelizmente já desaparecidos, como o Óscar de la Renta, também se socorreram deste pequeno pormenor que usado a preceito, pode fazer uma grande diferença, isto é, valorizar um look total.
Aqui ficam, bons exemplos dos nós e do seu sincretismo universal.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.