sexta-feira, 3 de novembro de 2017





BOTÕES ATÉ AOS PÉS

Quando eu era criança apaixonei-me pelos botões que existiam na caixa de costura da minha avó. Entretanto, os rapazes, tal como eu, estavam longe de brincar às conversas de telemóvel. Jogavam ao peão e também aos botões, além de berlindes.
Será que as novas gerações sabem do que estou a falar?
Não sei!
Mas, explico que o jogo dos botões envolviam vários rapazes e cada um tentava nos passeios da rua, dando caracolados com os dedos, ultrapassarem-se uns aos outros. Havia uma meta. O que primeiro chegasse com um botão dos seus era o vencedor.
Para mim, este jogo não tinha piada nenhuma a não ser descobrir algum exemplar bonito no meio daqueles de quatro furos sem qualquer interesse.
E, fazia trocas dando alguns feios por um que eu achasse bonito.
Obviamente que não foi assim que fiz a minha colecção de botões. Passei por várias fases até chegar ao momento do “assalto” às caixas de costura das minhas tias-avós, senhoras que guardavam tudo e que possuíam lindos exemplares de botões.
Cresci, fiz-me mulher e com as curtas mesadas que recebia tentava nos ferros-velhos descobrir algum botão que fosse especial. Entretanto, comecei a estudar a moda do vestuário feminino e masculino. Não havia livros dessa matéria. Depois, estudei em Lisboa e casei, levando no meu enxoval uma quantidade razoável de botões que considero lindíssimos.
Com o meu interesse mais aprofundado sobre as Artes Decorativas e a Pintura, fui descobrindo que afinal os botões que as minhas tias-avós me tinham cedido das suas caixas de costura eram do séc. XVIII. Maravilha!
Fiz contactos com coleccionadores e nos tempos livres (escassos) que tive enquanto estudei nas Academias de Belas Artes de Roma e de Florença, procurei botões brasonados para juntar aos que já possuía e outros de reconhecido trabalho artístico.
Assim, quando vi nesta temporada a colecção da dupla Dolce &Gabanna, conclui que afinal, passados tantos anos, a minha paixão estava certa. Revejam-se nos botões da minha colecção que aqui vos deixo. De referir que escolhi apenas uma amostra de botões de porcelana, sendo que três são de origem europeia (Sèvres, Limoges, Áustria) e um é proveniente do Japão (satsuma).
Oxalá, tenham uma paixão que as divirta como esta que vos revelo.

Mas fiquem cientes que a minha colecção de botões é apenas uma, das muitas. Sou uma coleccionadora compulsiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.